Em reunião ontem na sede da LIFA, os clubes de Itabira decidiram por unanimidade de votos, que não vão disputar o campeonato amador de Itabira, conforme foi sugerido pela prefeitura municipal de Itabira. Como é de conhecimento de todos, a prefeitura municipal de Itabira tem ajudado o futebol amador com recursos financeiros deste de 1958, quando a LIFA foi fundada. Neste ano, a prefeitura propôs o repasse com valores abaixo do previsto para a realização do campeonato das sete categorias, Pre Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Junior, Master e principal.
No inicio de Abril, a LIFA passou para a secretária de esportes e lazer da prefeitura, a planilha contemplando as despesas para a realização da temporada 2015, Nesta segunda feira, em reunião na prefeitura, o presidente Samuel foi informado que o município não tem como repassar o valor previsto na planilha. Com a crise no setor do minério de ferro, Itabira teve uma queda considerada na arrecadação e não pode arcar com gastos fora de sua realidade.
Samuel informou os clubes sobre a situação, em votação os presentes decidiram que não vão disputar a temporada 2015, com o valor proposto pela prefeitura, visto que não tem como cobrir as despesas.